Fragmentação, boa ou ruim para a biodiversidade?


Alguns cientistas falam sobre diminuir o desmatamento, mas porque isso seria importante? O que é a fragmentação e quais são as suas causas? Respostas como essas podem ser encontradas num artigo publicado por estudantes de graduação da Universidade Federal de São Carlos - campus de Sorocaba. Neste artigo há uma breve explicação sobre a fragmentação, processo que pode levar a perda da diversidade biológica e uma quebra no habitat, o que pode muitas vezes diminuir ou impedir a conexão de áreas vegetadas.

Segundo o artigo, quando uma área é quebrada e/ou perdida, e conseqüentemente, diminuída, tal área é dita como fragmentada. Cada área dessa passa a ser chamada de fragmento. As causas dessas fragmentações são devido a eventos naturais, como o incêndio natural, ou devido a ações antrópicas, como o desmatamento, por exemplo.

Apesar do que possamos pensar em primeiro instante, a fragmentação não é de toda ruim. No artigo, os autores levantam alguns estudos que indicam que elas podem ajudar a enriquecer a população de algumas determinadas espécies, aumentando a riqueza, número de espécies de uma região, dessas áreas. Ela permite até que espécies que não sobrevivem em grandes áreas possam permanecer ao longo do tempo em áreas pequenas. Porem, áreas pequenas muitas vezes necessita manter a conexão com outras áreas florestadas para que possa haver migração entre ás áreas, e assim se estabeleça uma troca de animais, fornecendo um fluxo de genes diferentes e além de propiciar a dispersão das espécies. Para o tal, se utiliza os corredores ou trampolins ecológicos, que, segundo o artigo, precisam conter as mesmas características dos fragmentos a serem ligados.
Figura 1: Ilustração da influência da conectividade em fragmentos naturais. (A) Fragmentos não conectados. (B) Fragmentos conectados indicando fluxo entre os fragmentos.
Mas mesmo sabendo que as fragmentações possam ser algo bom, elas, na maioria dos casos, acabam atingindo negativamente muitas espécies que necessitam de espaços maiores ou de espécies específicas para se alimentarem ou se reproduzirem. Não só o tamanho pode atrapalhar, mas como os climas dessas áreas também, agora menores, podem modificar, com a abertura de clareiras que acabam por tornar áreas úmidas (como florestas) em secas, diminuindo assim a distribuição e número de indivíduos das espécies sensíveis a essas mudanças climáticas, ou seja, diminuindo a biodiversidade dos habitas.

Figura 2: Ilustração da fragmentação na paisagem natural. (A) Paisagem não fragmentada. (B) Paisagem fragmentada.

Por Beatriz M. Teixeira, Gustavo L. de Deus, Mayra R. Kisch, Michelle Marrie N.Vicente.

0 comentários:

Postar um comentário