O papel da conservação ex situ na manutenção da biodiversidade animal

Nossa revisão busca compreender como a conservação ex situ ajuda na conservação dos animais ameaçados de extinção.

CONSERVAÇÃO EX SITU? ÃH?

A conservação ex situ é a retirada das espécies de seu meu ambiente e mantê-las num ambiente artificial, também conhecido como cativeiro. Como exemplos de locais que promovem isso são os zoológicos e aquários.


http://wodumedia.com/the-week-in-wildlife-nov-10-2012-nov-16-2012/a-lobo-guara-also-known-as-a-maned-wolf-walks-in-the-jardim-zoo-in-brazil-brazilian-researchers-are-turning-to-cloning-to-help-fight-the-perilous-decline-of-several-animal-species-the-scientists-a-3/

Enquanto em cativeiro, os animais enfrentam várias dificuldades, já que estranham o novo ambiente. Disso, resultam-se o estresse, comportamentos estereotipados (ou seja, que não são vistos naturalmente) e até mesmo o tédio. Assim, a conservação ex situ se utiliza de técnicas para melhorar a qualidade de vida desse animal, como o enriquecimento, que é o acréscimo de fatores que que entretenham o animal, fazendo com que a rotina do dia a dia não permita que ele se esqueça de como sobreviver no ambiente selvagem.

VOCÊ SABIA...
... que Conservação também precisa de Genética?

Na realidade, a genética é um dos fatores fundamentais para que a conservação seja bem sucedida. Quando retiramos os animais da natureza, a tentativa é de capturar o maior número possível e de diferentes locais. Isso tudo para garantir que os filhotes tenham a maior diversidade genética possível, e não sejam todos parentes para poderem se acasalar, sendo as próximas gerações férteis.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/animais/zoologico-apresenta-filhotes-de-felinos-na-grecia,a7f8c2dad00dd310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html

POR QUE FAZER ISSO?

Esses locais servem para muitos objetivos, podendo ter como foco a educação ambiental, pesquisas científicas ou retornar esses animais para seus ambientes naturai, esta ultima conhecida como reintrodução. 

A reintrodução é o foco principal deste trabalho, já que ela também é o principal objetivo da conservação ex situ, e é na natureza que os animais serão preservados. Na revisão de trabalhos sobre este assunto, percebeu-se que alguns grupos de animais são mais estudados que outros, por exemplo, invertebrados são 77% dos animais e ainda assim, são poucos os projetos de conservação com essas espécies.

Fonte: http://gatosdanossavida.blogspot.com.br/2010/06/biodiversidade-ameacada.html

Dentro dos vertebrados também existe grande diferença no número de estudos, já que mamíferos e aves são desproporcionalmente mais estudados que peixes, anfíbios e répteis. Portanto, mesmo que a reintrodução atualmente seja uma boa ferramenta para conservar espécies ameaçadas de extinção, precisamos distribuir melhor entre as espécies as pesquisas de conservação, ou não será efetivo.

Autoras:
Caroline Greco Basilio e Fabia Schneider Steyer.

0 comentários:

Postar um comentário